Plinking: Que modalidade de Tiro Esportivo é essa?
Um termo bastante conhecido nos Estados Unidos e demais países onde armas airgun e airsoft são populares, o Plinking é nada mais nada menos que o tiro informal. O tiro de diversão, sem uma propriedade sólida em competição, agrupamento e precisão. Entenda!
O que é o Plinking e quais armas são usadas?
Algumas pessoas, principalmente aquelas que assistem conteúdos, vídeos e blogs da gringa, estão acostumadas com o termo Plinking quando abordados assuntos sobre algumas armas airguns.
O Plinking é nada mais, nada menos que o tiro recreativo, ou tiro de lazer. São os disparos feitos em latas, garrafas, tijolo, balão ou qualquer alvo, sem a real necessidade de trabalhar a pontuação do tiro esportivo.
Se trata do tiro ao alvo sem exigência de alvo propriamente dito. Diferente do Tiro Esportivo, onde é feito através de alvos padronizados, com distância específica e tipo de munição própria, o tiro recreativo é aquele feito de forma de lazer e diversão.
Mas calma, não é pra argumentar que está “praticando” Plinking atirando no amiguinho, sogra os animais.
No tiro Pliking você determina o alvo que quiser, sem padrão, apenas porque você quer. Pode usar garrafas, latas, toras, tijolo, sabão, alvos de papel, CDs… enfim, qualquer coisa que seja meramente pra dizer “aeee, acertei”.
O tal “plinking” é um termo muito usado na língua inglesa e é uma onomatopeia do som agudo e metálico “plink”, de quando um projétil faz ao atingir um alvo de metal, como uma lata ou silhueta metálica.
Mas afinal, qual o intuito do Plinking?
Diversão… muita diversão, meu amigo. Não se apegue ao agrupamento, ao treino, ao efeito que o tiro causou no alvo. Apenas mire, atire e brinque.
Essa “modalidade” por assim dizer, é muito comum em quem está comprando sua primeira arma e não sabe exatamente como é que funciona. A verdade é que Plinking é o estilo de tiro mais popular do mundo, já que basicamente todo mundo que tem uma arma, acaba se desfrutando desse lazer.
E quais as armas utilizadas no Plinking
Basicamente qualquer arma de baixo calibre, já que o barulho “Plink” do projétil atingindo o alvo costuma ser maior que o som do disparo.
Pode ser feito com qualquer arma de pressão e até com armas de fogo calibre .22. Nos Estados Unidos, quando foram desenvolvidas armas de pressão de esferas de aço “BB Steel”, o uso recreativo era uma forma de criar opções baratas, divertidas e acessíveis a toda população, inclusive criança.
É só pensar naqueles estandes de circos, parques de diversão e feiras onde era comum o tiro ao alvo, com prêmios e brindes. Era nada mais do que uma forma de pikling valendo dinheiro… uma aposta.
Normalmente se usam armas de esferas de aço, já que não são armas para tiro de precisão ou competições. Apesar de poderem ser usadas para treinamento de saque, empunhadura ou de forma tática, as armas de esferas não trabalham uma precisão e agrupamento tão bom quanto as de chumbinho, com cano raiado.
Então se sua preocupação é, qual a arma mais recomendada para Plinking, a resposta é: A que gostar mais.
Não existe uma regra, então vai do gosto de cada um. Pode usar carabinas, pistola, revólver, airsoft, airgun, de co2, de mola… O Plinking não se importa com a arma, mas sim com o momento de lazer que o atirador terá no tiro esportivo.