Blog

Armas de Pressão com Preço de Armas de Fogo

airgun-x-armas-de-fogo

PELO PREÇO DE UMA ARMA DE PRESSÃO, COMPRO UMA ARMA DE FOGO – Eis uma frase bastante comum quando o cliente analisa o preço de airguns, principalmente carabinas PCPs. Entenda porque esse argumento é falho.

Ainda há bastante desconhecimento sobre as armas de pressão, por isso, é comum vermos comparações de armas de pressão com armas de fogo, apesar de serem comparações descabidas.

Geralmente há dois lados, sendo daqueles que querem “substituir” armas de fogo por armas de pressão e, por isso, buscam sempre mais potência. E o lado dos que desconhecem armas de pressão e comparam seus preços com os preços das armas de fogo e sempre desmerecendo as primeiras.

Então precisamos primeiramente esclarecer que armas de pressão e armas de fogo não substituem umas às outras, apesar de poderem ter usos em comum.

Apesar dessa comparação ser feita em todas as categorias de armas de pressão (principalmente airguns), focaremos na comparação de preços entre carabinas PCP e Rifles .22 LR, mas antes de entrar nesse tema, vamos fazer um breve comparativo sobre os preços de pistolas Airguns e Pistolas de fogo.

É MENTIRA, que uma pistola airgun custe quase o mesmo que um revólver. Não estamos comparanto com uma arma ilegal, “fria”, proveniente de contrabando. Estamos comparando uma arma de pressão legalizada com uma arma de fogo legalizada e registrada.

Pistolas de pressão podem sim chegar a custar metade do preço de uma arma de fogo, mas o que faz uma pessoa buscar a airgun é, além do preço mais acessível, ter acesso a uma réplica com bom realismo e que oferece atributos para auxiliar no treino.

Também sãoi uma alternativa para colecionadores, já que muitos modelos (basicamente todos os importados), chegam a custar muito caro e com falta de disponibilidade no Brasil. Por isso armas de pressão costumam compor o arsenal de colecionadores.

Preço de Carabina PCP X Rifle .22 RL

Realmente, a maioria das carabinas PCP disponíveis no mercado tem preço mais alto do que carabinas .22 LR nacionais, mas custam menos ou igual às .22 LR importadas. Isso também deve ser considerado.

Porém, a justificativa pela aquisição de uma PCP em relação à .22 LR envolve também as questões legais. A carabina .22 LR é arma de fogo, portanto, sua aquisição demanda os trâmites legais como exame psicológico, teste de tiro e burocracia que resulta também em custos adicionais.

As opções para aquisição da .22 LR são o registro na polícia federal ou o registro no exército, para cidadãos com idade a partir de 25 anos. O registro na PF só permite a posse em residência, propriedade rural ou estabelecimento comercial sob responsabilidade do proprietário da arma, e o certificado de registro (CR) no EB exige que o proprietário da arma seja filiado à algum clube de tiro e mantenha frequência mínima, podendo transitar com a arma até o clube, com a devida guia de tráfego, enquanto que a PCP pode ser adquirida por cidadãos com idade a partir de 18 anos e, desde que devidamente acondicionada em capa, bolsa ou case e acompanhada da NF, pode ser transportada para locais de provas de tiro e treinamentos, que podem ser chácaras, sítios ou fazendas.

Além disso, há a questão dos custos, pois é preciso considerar que a munição calibre .22 LR é mais cara do que o chumbinho da PCP, se o calibre for convencional.

No caso da arma de fogo, paga-se mais e com maior restrição de uso. A restrição para atirar com o calibre .22 LR também precisa ser considerada, tanto pelo lado legal quanto pela segurança, visto que um projétil calibre .22 LR pode percorrer distâncias até 6 vezes mais longas do que o chumbinho da PCP, por mais potente que ela seja.

Isso ocorre devido às características balísticas dos projéteis das armas de fogo e das armas de pressão e é importante principalmente para os donos de propiedades rurais saberem que o calibre.22 LR pode alcançar 1800 metros.

Outro ponto é o som resultante do disparo, que é muito mais alto na arma de fogo. Para quem quer praticar tiros de precisão a alcances até 150 metros, as carabinas PCP com energia até 40 Joules são suficientes e também propiciam melhor aproveitamento das técnicas de tiro a longo alcance.

Portanto, o argumento de que pelo preço de uma PCP compra-se uma .22 LR, além de não ser válido para todos os casos (sugiro comparar os preços das PCP com carabinas .22 LR das marcas CZ e Ruger), precisa considerar a liberdade de uso dos dois tipos de arma. Isso posto, armas de fogo e armas de pressão oferecem modalidades diferentes de tiro, e o atirador pode escolher uma ou praticar as duas. Não cabe a discriminação de nenhum dos lados.

Atire para acertar!

Este texto é de autoria de Nelson L De Faria e adaptado por Prime Guns. Confira o texto original do autor clicando aqui.

Deixe um comentário