Pistolas Blowback: Tudo o que precisa saber!
Quem é amante de armas sabe que o realismo pode fazer toda a diferença quando escolhemos uma réplica de arma de fogo para tiros recreativos, treinamento ou coleção, mas quais os tipos de blowback e como isso afeta na minha escolha?
O Blowback é o movimento do ferrolho para trás a cada disparo, simulando então, o movimento que que a pistola faz quando dispara. Vamos explicar melhor. A tradução literal do termo Blow Back seria Sopro para Trás.
Uma pistola é composta por duas partes. A de baixo é o frame (ou corpo), que é onde fica a empunhadura, gatilho, cão, etc. A parte de cima de chama Ferrolho (ou Slide em inglês), que é o que se move para trás quando se faz o disparo.
Esse movimento do ferrolho para trás serve para que a arma seja “ciclada” a cada disparo, ocorrendo sempre que a munição é disparada, a explosão faz com que a cápsula vá para trás empurrando o ferrolho e sendo ejetada, “abrindo espaço” para que a nova munição do carregador entre na câmara.
Como as armas de pressão não possuem combustão, logo, não possui uma cápsula para empurrar o ferrolho para trás, a ação blowback é realizada de forma mecânica, com a distribuição do gás comprimido para dois lados: Para frente, empurrando a esfera; e para trás, empurrando o ferrolho.
Por isso já fica claro dizer que a ação BLOWBACK de uma pistola de pressão (airsoft, airgun ou paintball) reduzirá a energia de disparo, já que existe a perda de gás para realizar essa simulação.
Tipos de Blowback. Quais as diferenças?
Sim, existem diferenças de blowback. Vou abordar principalmente o blowback de armas a gás comprimido, mas um pouco mais pra baixo falamos de que armas podem ter o blowback, tudo bem?
Vou separar o Blowback parcial do full blowback (ou blowback realistico), já que são os dois mais comuns.
Como já vimos, o blowback é o movimento (golpe) do ferrolho, similar ao que uma arma de fogo faz a cada disparo. Não confundir isso com o recuo que a própria arma faz durante o disparo. Um revólver tem recuo tanto quanto uma pistola, mas sem o movimento de um ferrolho.
O blowback realista é aquele tem tem o movimento para trás na mesma distância que sua arma real (de fogo, claro) teria.
Na ilustração (imagem ilustrativa) acima mostramos como seria uma pistola real frente a uma pistola com blowback realístico. As duas teriam a mesma abertura da câmara de ejeção, ou pelo menos muito próximo disso.
Isso faz com que a arma tenha mais realismo e, muitas vezes, o manuseio acaba sendo mais próximo da arma de fogo, oferecendo uma sensação de manuseio mais fidedigna.
Seu ponto negativo é que, em suma maioria, as pistolas Full Blowback (ou Blowback realístico) oferecem uma energia (força) inferior as demais, já que suas molas costumam ser um pouco mais firme e mais longas, já que o movimento é maior.
Já o Semi Blowback (ou blowback parcial), são as armas que oferecem um recuo um pouco menor e mais sutil que as realistas.
O Blowback parcial não terá toda a abertura da câmara de ejeção e, alguns casos, não há abertura alguma.
Isso nem sempre é sinônimo de que a arma não tenha “recuo” no disparo. As vezes o balança da arma é tão forte quanto as que possuem blowback realista.
Apesar de falarmos que ela é “menos realista”, as pistolas com Blowback parcial possuem um grande diferencial, que é uma maior autonomia do gás ou cilindro de co2, além de oferecer uma força superior as que tem o blowback realístico.
As pistolas com semi blow back acabam sendo uma opção mais econômico em seus custos, oferecendo um equilíbrio de preço x força x realismo.
Existem armas Blowbacks sem ser de gás comprimido?
Sim, existem. Podem ser rifles ou pistolas elétricas de airsoft. São as chamadas EBB (Eletric Blow Back). São armas que possuem o blowback mecânico por ação de um motor.
Nas pistolas, o Blowback Elétrico são basicamente em armas Toys (brinquedos), isso é, armas bem simples, fracas e que, apesar do blowback, possuem um realismo extremamente baixo.
Já nos rifles de airsoft, podem ser encontradas em algumas armas mais úteis, superiores a Toys (brinquedo) e oferecem um recuo que aumenta o realismo durante o disparo.
Nas airguns não existem outras formas de ter blowback sem ser por Co2.
Armas Springs não possuem essa função, uma vez que a ação é manual, então o slide deve ser puxado para trás a cada disparo.
Conclusão: Como escolher uma pistola Blow back?
O mais importante é definir o que você procura numa arma. Se quer um desempenho/força maior, vá para uma pistola com Blowback Parcial.
Quer o máximo de realismo, vá para uma pistola com FullBlowBack.
É preciso levar em conta que as armas mais realistas acabam tendo um valor agregado superior às demais.
Não importa o tipo de arma que escolher, certamente poderá se divertir bastante com elas.
Impressionante como esses caras manjam do assunto. Assisto aos vídeo do Diego da Prime Guns faz tempo e, assim como os vídeos, as matérias do Blog são igualmente boas e claras.
Disse tudo e disse bem. Sou apaixonado por armas de pressão e esse site é o mais completo do Brasil.
Obrigado pelas explicações. Texto mais completo sobre tipos de blowback
Ótimas dicas e informações. Essa loja é fantástica!!!
Texto excelente e muito didático. Ajudou bastante e parabéns para a loja.
VALEU, 10.