Airgun: Tudo o que você precisa saber
Cada vez mais popular no Brasil, as pessoas se perguntam para que serve uma Arma Airgun, quanto custo, o que ela faz, qual é a mais forte ou melhor. Então fique ligado nesse post que explicaremos tudo sobre essas armas de pressão e ajudá-lo numa boa compra.
O que é airgun e para que serve?
Airguns são armas de pressão, isso é, armas que armas que disparam projéteis metálicos (pode ser chumbinho, esfera de aço, etc) e que possuem como propulsor AR ou GÁS comprimido.
São diferentes das Airsofts, já que Airgun não dispara esfera de plástico, não possui obrigatoriedade de ponta vermelha e não são usadas em jogos, isso é, não servem para disparar contra oponentes em jogos.
As Airguns são utilizadas como método de treino de tiro ao alvo ou lazer. Muito utilizada na modalidade de Plinking, que é literalmente atirar em latinhas ou qualquer alvo que faça barulho quando atingido.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Airgun é utilizado para introduzir crianças ou jovens ao tiro esportivo, de uma forma menos ameaçadora e mais segura, já que não são armas letais.
Qual a diferença de Airgun e Airsoft?
Airsoft: São armas de pressão de calibre 6mm que disparam esferas de plástico (apenas de plástico) para jogos e simulações de combate.
O airsoft utiliza réplica de armas de fogo e que disparam com baixa energia (força), de até 2 Joules, salvo exceções, por isso são utilizadas para disparar contra outra pessoas, em jogos e simulações.
Por isso armas de Airsoft precisam, obrigatoriamente, de ponta laranja ou vermelha, para demonstrar que são armas de jogos.
Lembrando que mesmo não utilizando armas fortes, o airsoft deve sempre ser usado com a devida proteção para evitar danos.
Airguns: São armas de pressão que podem ou não ser réplicas de armas de fogo e que sempre disparam munição metálica e possuem uma força que costuma partir dos 1,5 Joules (quase que o limite do airsoft) e sem limite, que servem para tiro ao alvo, recreativo ou treinamentos.
Seus calibres mais comuns são: 4,5mm (.177), 5,5mm (.22), 6mm (Apenas no Brasil), 6,35mm (.25), 7,62mm (.30) e 9mm (.35).
Atualmente no Brasil só estão permitidos Airguns até o calibre 6mm. Explicaremos melhor abaixo.
O entendimento Global é que Airguns não possam ter ponta vermelha exatamente para que não se confundam com Airsoft, uma vez que utilizá-las em jogos poderá comprometer a segurança dos esportistas no jogo.
Então resumindo: Airgun é mais forte que Airsoft.
Quais os tipos de Armas Airguns?
Existem muitos tipos de armas airgun e existe uma tendência cada vez maior de aprimoramento e crescimento do segmento. Veja abaixo quais os principais tipos de Airguns:
Pistolas Co2: Armas curtas que geralmente são réplicas de armas de fogo. Em sua maioria, dispara esferas de aço, mas existem diversos modelos de chumbinho 4,5mm. Utilizam Cilindro de Co2 Descartável.
Revólver Co2: Nesse caso, são réplicas de armas de fogo e que disparam Esferas de Aço e/ou Chumbinho 4,5mm. Utilizam Cilindro de Co2 Descartável.
Pistolas PCP: Não muito populares, mas utilizadas em competições olímpicas de tiro esportivo, utilizam ar pré comprimido.
Pistolas de Mola: Não são muito populares atualmente, mas já tiveram seu papel na história das armas de pressão, já que foi por conta delas que a modalidade de popularizou. Disparam Esferas de aço 4,5mm ou chumbinhos, dependendo do modelo.
Carabinas de Co2: Na maioria dos casos também são réplicas de modelos de armas de fogo, mas há diversos modelos “fantasia” que não imitam uma arma de fogo. Alguns modelos disparam esferas de aço 4,5mm e outros chumbinhos. Utilizam Cilindro de Co2 Descartável.
Carabinas de Mola: Essa é a mais popular do Brasil. São as carabinas de chumbinho de quebrar o cano. Dificilmente são réplicas de armas de fogo. Utilizam Mola ou Pistão de Ar Comprimido.
Carabinas PCP: Extremamente popular no mundo e utilizadas em competições olímpicas. Disparam chumbinhos (diversos calibres) e utilizam ar pré comprimido.
Nota-se que nenhuma delas utiliza pólvora ou fogo como propulsor, exatamente porque são Air(Ar) Gun(Arma) = Arma de Ar.
Qual é a Melhor Airgun disponível?
Vamos à um dos pontos mais polêmicos e que infelizmente, não temos uma resposta para esta pergunta. Primeiro você precisa se fazer algumas perguntas:
Arma longa ou curta? Tiro manual ou semi automática? Pistola ou Revólver? Mais barata ou mais realista?
Então vamos dividir airgun em algumas categorias, além das descritas acima em quais os tipos de airguns. Vamos usar como exemplo para esta pergunta, apenas armas curtas, como pistola ou revólver.
- Força (o termo correto é Energia);
- Realismo;
- Preço;
- Rendimento;
- Capacidade.
– A força de uma arma curta é em média de 3 Joules (entre 1,6 e 4,5 Joules máximo).
– Realismo é o quão próxima a arma está de sua versão de arma de fogo, como o material, peso, blowback (movimento do ferrolho a cada tiro), etc. As armas mais realistas são as de esferas de aço, que não possuem uma força muito grande.
– O preço é um desafio, já que podem variar de R$400,00 (quatrocentos reais) até R$5.000,00 (cinco mil reais). Marca, Licença e realismo definem muito o preço.
– Rendimento: Numa arma de Co2, o rendimento pode ser de 35 até 200 disparos por cilindro. Em média, possuem 70 disparos por cilindro. O rendimento é definido principalmente pela força e realismo da arma.
– Capacidade: Bem variável também, uma arma pode ter capacidade para disparar 6 esferas ou até 30 munições.
Vamos ao cálculo:
De forma geral, quanto mais realista for a pistola, mais cara ela tende a ser e mais fraca ela fica, já que o movimento do slide (blowback) tende a fazer a pistola gastar parte do co2 na simulação do movimento e, consequentemente, perder força.
Se a arma tem bom realismo e boa força, o consumo/rendimento do co2 será bem baixo e a pistola deverá ser bem mais cara.
Se você quer uma arma forte e com bom rendimento de co2, você terá uma arma sem realismo e, consequentemente, com preço mais baixo e atrativo.
Mas existem exceções. Os revólveres de Co2 tendem a ser extremamente realistas, fortes e econômicos no co2, mas ai nos deparamos numa questão: Possuem baixíssima capacidade da arma, que varia entre 6 e 10 disparos.
Então não existe arma perfeita. A primeira coisa que você precisa definir é quais das duas categorias você faz questão.
Força + Realismo: Revólveres de Co2 ou Pistolas mais caras e que oferecem um rendimento baixo. Geralmente são armas de chumbinho 4,5mm como a CZ P09, Sig M17, Glock 17 Gen5, etc. Algumas armas podem ser incluídas nessa categoria, já que o preço nem sempre é um problema, como as pistolas W129, P226 X-5, Cz P07, Glock W119 e até a Crosman PFAM9B.
Realismo + Preço: São armas até podem ter uma boa força, ao depender do nível de realismo. Podem ser armas Full Metal NBB como uma SP2022, 24/7, PT92 Full Metal ou até uma RD-1911 Blowback, ou pistolas Blowback de Chumbinho como a linha Gamo PT-85, C-15, etc.
Força + Preço: Se quer economizar sem perder a força, precisa abrir mão do realismo. Pode ser uma Pistola NBB de polímero, como XBG, C11, W301, 24/7, PT92 ABS. Consequentemente essas pistolas costumam ser mais econômicas também. No Brasil se popularizou muito as de calibre 6mm, como a C11, G11 e M9 da Rossi (únicas em 6mm disponíveis no mundo).
Rendimento + Preço: Certamente cruza com os modelos de pistolas NBB, onde se tem um bom desempenho, bom rendimento e bom preço.
Realismo + Capacidade: Certamente as opções de modelos Sig P320 e M17, além da Glock Geração 5 são as melhores opções, que chegam a disparar mais de 20 chumbinhos por magazine.
A verdade é que existe uma infinidade de modelos, preços e opções no mercado, mas este que vos escreve acabo deixando de lado a questão do rendimento e força quando escolho uma arma airgun. Busco sempre realismo, já que uso para treinos e coleção.
Não posso terminar esse capítulo explicando uma coisa: A C11 sempre foi considerada a mais forte do Brasil, o que é uma grande besteira. As Pistolas NBB, isso é, sem Blowback, costumam ter sempre a mesma força e velocidade, de aproximdamente 4 Joules.
Existem diversos modelos com essa força, além da C11 (a maioria, pra ser sincero), então nossa dica sempre é: Opte por modelos que ache bonito, que te agradem e esqueça um pouco o que os outros falam.
Qual documento preciso para comprar uma Airgun?
A venda de armas de pressão no Brasil é livre para maiores de 18 anos. Então não é necessário nenhum documento como porte, autorização, CR (Certificado de Registro de Atirador) ou similar para comprar armas de pressão de calibre igual ou menor à 6mm.
Importante ressaltar que a aquisição e transporte de armas de pressão se dá, obrigatoriamente, com a Nota Fiscal que comprove que a aquisição foi feita de forma lícita e em loja autorizada e registrada no exército.
INFORMAÇÕES DE COMPRA, POSSE E TRANSPORTE DE ARMAS DE PRESSÃO
PORTARIA No 02-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010: Regulamenta o art. 26 da Lei no 10.826/03 e o art. 50, IV, do Decreto no 5.123/04 sobre réplicas e simulacros de arma de fogo e armas de pressão, e dá outras providências.
Seção IV – Do tráfego §2o
O portador de arma de pressão por ação de mola de uso permitido deverá sempre conduzir comprovante da origem lícita do produto.
Art. 18. As armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola tipo AIRSOFT fabricadas no País ou importadas devem apresentar uma marcação na extremidade do cano na cor laranja fluorescente ou vermelho “vivo” a fim de distingui-las das armas de fogo.
Obs: O Porte de armas de pressão é proibido. Realize o transporte de forma discreta, segura e desmuniciada, sem apresentar risco ou ameaças.
PORTARIA No 56 – COLOG, DE 5 DEJUNHODE 2017 §1o
Ficam isentas de registro: (Incluído Redação pela Portaria no 41-COLOG/2018).
I – as pessoas físicas e jurídicas citadas nos art. 99 a 102 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados;
II – as pessoas físicas, quando utilizarem: a) armas de pressão;
Decreto Nº 11.615, DE 21 DE JULHO DE 2023
Art. 11. – Parágrafo único.
É permitido o uso de armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros, e das que lançam esferas de plástico com tinta, como os lançadores de paintball.
Esteja atento à eventuais mudanças e publicações de leis, portarias ou decretos.
Sendo assim, deixamos claro que o PORTE de armas de pressão não é permitida.
Airgun serve para Defesa Pessoal?
NÃO! E precisamos explicar muito bem essa questão.
Armas de pressão não são armas letais, mas precisamos sempre tomar cuidado com o manuseio e utilização. Armas de pressão podem machucar, mas não servem para defesa, como explicadas aqui nesse post.
Algumas armas RAM, como as Alfa LTL, Umarex T4E, Birna, etc, que são marcadores de paintball, são utilizadas como armas não letais por policias de diversos países, para disparar esferas de borracha, tinta ou pó com pimenta, para aplicação em treinamentos ou uso de dispersão de agressores ou tumultos. Essas armas NÃO são Airguns, Airsoft e nem armas de chumbinho. São marcadores de paintball.
Já as airguns, não possuem eficiência como nesses marcadores, uma vez que seus projéteis são bem menores e acabam penetrando na pele, mas sem um efeito de incômodo ou dor imediata em um agressor.
O efeito de uma arma de defesa é afastar, coibir, neutralizar (arma de fogo) ou imobilizar o agressor. Uma arma airgun pode até coibir, se o agressor perceber que a vítima possa estar armada, mas isso dificilmente fará com que um agressor armado deixe de reagir e disparar contra você.
Por isso, não se faz uso de airgun para defesa pessoal, já que seu disparo não fará nenhum dos efeitos citados acima.
Então para finalizarmos, criaremos uma série de perguntas e respostas objetivas objetivas para tirar todas as suas dúvidas.
AIRSOFT E AIRGUN
Armas de pressão são armas que disparam projéteis metálicos (airgun), ou esferas de plástico (airsoft) ou esferas de tinta (paintball) que utilizam Gás ou Ar Comprimido para disparar.
Airsoft: Armas de pressão que dispara bolinha de plástico, apenas. Serve para jogos e simulações onde a arma é utilizada para disparar bolinhas contra os oponentes.
Airgun: Armas de pressão que disparam munição metálica (esfera de aço e/ou chumbinho). Não serve para jogos.
TIRO ESPORTIVO: Airgun é a categoria de tiro esportivo com armas de pressão.
É uma opção para treinos de tiro, empunhadura, saque e modalidades IPSC já que são mais baratas que munições reais ou para competição olímpica, seja com pistola ou carabina de pressão.
De forma geral as AIRGUNS são mais fortes, pois disparam projéteis ou esferas mais pesados. Não é uma regra definida, já que existem airguns que variam entre 1 e 60 joules de força e airsoft entre 0,1j e 4 joules.
NÃO. A compra de armas de pressão é livre para maiores de 18 anos e apenas a empresa precisa ser registrada no Exército, como é o caso da Prime Guns.
Veja mais informações sobre legislação de armas de pressão clicando aqui.
Tecnicamente não. Essa é uma discussão complexa, mas uma arma de pressão não possui poder de parada, então você pode estar em grande desvantagem ao usar uma arma de pressão contra um agressor armado.
Orientamos que utilizem as armas de pressão de forma prudente e responsável.
Não existe nenhuma lei ou regra que proíba menores de idade de utilizarem armas de pressão, mas a posse em si é proibida.
A Nota Fiscal de compra deve estar sempre no nome de um maior de idade e o transporte, armazenagem e uso deve ser sempre na presença de um responsável maior de idade.
Blowback é o recuo do ferrolho para trás a cada disparo, simulando o movimento que uma arma real faz ao disparar. Oferece maior realismo e dependendo do caso ajuda no engatilhamento.
Assim como as armas de fogo, existem armas de pressão que possuem o mesmo modo de disparo, isso é, existem armas que atiram de forma manual, tiro a tiro, ação por ferrolho, disparo semi auto, full automático ou pump action:
- Disparo manual: É necessário armar e carregar a cada tiro (como as carabinas de chumbinho). Após o disparo, a arma precisa ser carregada novamente;
- Disparo Semi Automática: Uma vez carregado a arma, atira cada vez que aperta o gatilho. Tiro à tiro;
- Disparo Full Automática: Famosa rajada "metralhadora". Se apertar e segurar o gatilho, a arma continua atirando até acabar a munição;
- Ação por ferrolho: É necessário puxar a alavanca ou ferrolho superior, após cada disparo para carregar a próxima munição;
- Função Lever Action: É igual a ação por ferrolho, mas em vez de uma alavanca superior é uma alavanca inferior, como as carabinas Puma, Winchester, Sumatra, etc.
O modo de disparo não necessariamente está relacionada ao modo de propulsão.
Armas de pressão funcionam com Gás ou Ar comprimido. Vamos ver quais os modos de propulsão das armas:
Tipos de Armas de Airsoft
- Mola (Spring): Uma mola comprimida empurra o ar, que por sua ver empurra a bolinha de plástico;
- GBB: Utiliza Green Gás (mistura de propano com silicone). O gás fica no magazine da arma e é liberado a cada disparo, empurrando a bolinha.
- Co2: Também é uma arma GBB, mas ao invés de usar Green Gás utiliza um cilindro descartável de cilindro
- Elétrico: Possui um motor elétrico que comprime uma mola, fazendo o mesmo papel da Spring.
- HPA: Ar Comprimido em um cilindro externo. Uma adaptação feita para armas GBB.
Tipos de Armas Airguns
- Mola (Spring): Possui uma mola que é comprimida e quando liberada empurra o ar e a munição;
- Mola Pneumática (Gás Ram ou Nitro Piston): É a mesma coisa que mola, mas ao invés de mola utiliza um pistão de ar comprimido;
- Co2: Utiliza cilindro de co2 descartável que libera o gás a cada disparo;
- PCP: Pre-Charged Pneumatic - Igual ao HPA, mas o cilindro fica fixo na arma;
Armas de pressão possuem forças variadas. Muda conforme categoria, munição, propulsão e até temperatura ambiente.
Podem variar entre 0,1 joule até 60 joules. Uma arma com maior velocidade nem sempre possui uma força maior. Exemplo:
Uma arma que dispara bolinha de 0,12g de peso a uma velocidade de 600fps, possui 2 joules de força.
Uma arma que dispara bolinhas de 0,20g de peso a uma velocidade de 500fps, possui 2,3 joules de força.
Quanto maior o peso da munição e maior a velocidade, maior a força.
VOCÊ PODE CALCULAR A FORÇA E CONVERTER VALORES EM NOSSA CALCULADORA, CLICANDO AQUI