QUE TAL RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES?
Insira seu email e receba em primeira mão novidades, lançamentos e ofertas.
Carabinas de pressão são armas airguns excelentes para começar no mundo do tiro esportivo, mas como escolher? Quais os tipos que existe? Quanto gastar? Veja tudo o que você precisa saber.
Carabina de pressão são armas longas que disparam chumbinhos. Hoje em dia existe uma infinidade de produtos, modelos, marcas, propulsores, calibres e materiais.
Sabemos o quão difícil é decidir entre qual carabina comprar num primeiro momento, por isso tentaremos ajudá-lo explicando o básico do básico sobre as espingardas de chumbinho e como escolher sua primeira.
Arma de pressão são armas que utilizam o ar ou gás comprimido como propulsor da munição, diferente de armas de fogo, que utilizam pólvora (fogo), por isso existem alguns tipos e categorias diferentes para essas carabinas.
Antes de falarmos sobre os tipos de propulsores, vamos deixar claro que não necessariamente existem tipos melhores ou piores. Tudo depende da qualidade do produto, marca e outros aspectos que influenciam na qualidade do tiro ou da necessidade de cada atirador.
Vamos colocar as carabinas de mola e de gás ram na mesma categoria, já que ambas possuem o funcionamento por mola.
O gás nitrogênio não sai da arma. Ele só é responsável por empurrar o pistão pra frente, que empurra o ar que faz a propulsão. Similar a um amortecedor de carro.
A mola helicoidal é um metal retorcido e o pistão pneumático é um cilindro que comprime o gás.
A mola oferece uma vibração maior no disparo, é mais dura para ser comprimida e possui a vida útil menor.
Gás Ram (ou outro pistão de mola pneumática) oferece menos vibração, o que auxilia na estabilidade do tiro e aumento de precisão. Geralmente (não é regra) oferecem uma força maior e são mais leves para serem armados.
Essa categoria de carabinas são as mais comuns e baratas. São aquelas famosas carabinas que quase todo mundo tinha… de quebrar o cano e colocar o chumbinho, lembra?
Por isso costumam ser o tipo de carabina mais baratos e mais acessíveis para iniciantes. Também são as carabinas que possuem maior variedade de calibre, marca e modelos.
** Existem carabinas de pressão chamadas Replay da Gamo que possuem um magazine em cima do cano, onde coloca o chumbinho automaticamente ao armar o cano. Ela só precisa ser engatilhada
Essas carabinas são excelentes. São armas que unem força, precisão e praticidade, mas tem suas desvantagens como veremos abaixo.
O sistema PCP é um sistema que oferece um cilindro de ar comprimido que fica acoplado na arma, que não precisa ser cheio a cada tiro. O cilindro pode render até 60 tiros, dependendo da arma.
Imagine um pneu de carro que você enche de ar e vai usando. A carabina funciona na mesma forma, liberando o ar do cilindro a cada tiro.
Nem tudo são flores e como tudo na vida, existem seus prós e contras. Será que as carabinas PCPs são tudo isso?
Existem três formas de encher um cilindro de PCP:
No entanto, a qualidade de disparo de uma carabina PCP é inigualável. Não é a toa que é esse o funcionamento das carabinas de pressão olímpica.
São armas mais fortes. Chegam a 65 joules de força e é um verdadeiro canhão, dependendo do modelo.
Se você pode dispor de um investimento desse, sem dúvida as carabinas PCP são uma ótima opção.
Podemos dizer que as carabinas CO2 funcionam de forma muito similar a uma carabina PCP, mas ao invés de um cilindro com ar comprimido, elas utilizam um cilindro de co2 descartável.
As carabinas Co2 possuem uma grande vantagem em relação às outras carabinas. Elas costumam ser réplicas de armas de fogo, como é o caso da famosa Walther Lever Action ou Winchester Cowboy Legends da Umarex.
Existem diversos modelos de carabinas co2 e algumas delas atiram em modo rajada (Full Auto), como a UZI KWC e a Crosman DPMS SBR, mas existem diversos modelos, como AK47, AR-15, M16, e assim por diante.
As carabinas de co2 acabam sendo mais divertidas e um ótimo item de coleção, principalmente se você é fã de algum modelo de arma.
São armas bastante utilizadas por policiais e órgãos de segurança, por ter uma grande semelhança às armas de fogo em relação a peso, empunhadura e aparência.
Se já foi difícil escolher o funcionamento da arma, vamos dificultar um pouco sobre os calibres e chumbinhos que você deve levar em conta.
Existem carabinas de pressão em diversos calibres, como 4,5mm até .50 (isso mesmo).
Alguns calibres são restritos em diversos países, como o .357 e o .50, já possuem tanta força quanto uma arma de fogo, mas vamos esquecer dessas excessões por enquanto.
Os calibre mais populares são:
Vamos excluir o calibre 6mm da equação pois essa invenção brasileira não foi muito feliz e eu recomendo você não comprar uma carabina 6mm. Não existem chumbinhos e a precisão é péssima.
É um calibre inicial muito bom e se a arma tem até 20 joules, é uma ótima opção. O chumbinho possui exatos 4,5mm de diâmetro é é excelente para alvos de papel a 20m.
Sua única desvantagem será se a arma for muito forte (30 joules ou mais). Nesse caso você deve utilizar chumbinhos Pesados (com 1g ou mais).
Também é o calibre mais comum nas armas de co2, seja para esfera de aço ou para chumbinho.
Possuem valores bem acessíveis (à partir de R$17,00) a lata com 250 chumbinhos.
É o calibre mais comum e o que indicamos para quem está começando e puder gastar um pouquinho mais.
Geralmente o preço por chumbinho é o dobro em relação ao 4,5mm (à partir de R$15,00 a lata com 125 chumbinho).
É um ótimo calibre para armas à partir de 20 joules, mas é comum encontrarmos armas com mais de 60 joules nesse calibre.
É o melhor desempenho para força x alcance x precisão se seguir as recomendações acima.
Um calibre novo no Brasil, o 6,35mm (.25) é um chumbo grosso que tem um alto poder de impacto, mas meu conselho é ter armas nesse calibre só se você já tem outra carabina de pressão.
São ótimas para explodir latas até 20m, mas perdem eficiência na precisão a mais de 30m, como pode conferir mais nessa matéria.
O chumbinho 6,35mm .25 é mais caro, difícil de conseguir e possui pouco variedade de marca e modelo.
Se você já definiu qual o tipo de carabina deseja (Se é PCP, Mola, Gás RAM ou CO2), assim como o calibre, agora você só precisa escolher o que mais te agrada e que caiba no seu bolso.
Existem milhares de marcas e quase todas possuem uma carabina simples de entrada até uma carabina profissional caríssima.
As principais marcas que juntam preço e qualidade são:
Existem muitos outros modelos e sem dúvida todos eles possuem suas vantagens e desvantagens, modelos e modelos.
Sem dúvida você encontra todos os modelos de carabinas de pressão disponíveis no Brasil e com o melhor preço de mercado aqui no Prime Guns
Ainda não tem conta?
Crie a sua conta aqui